PUBLICAR NO PORTAL | ANUNCIE
 
Biblioteca
Abastecimento de Água
Bioenergia
Caldeira
Cursos & Eventos
Desmineralização
Hidrografia / Hidrologia
LEED / Green Building
Legislação
Meio Ambiente
Membranas Filtrantes
Metodologias de Análises
Projeto e Consultoria
Resíduos Sólidos
Reúso de Água
Saneamento
Tratamento de Água
Tratamento de Chorume
Tratamento de Efluentes
Tratamento de Esgoto
Zeólitas
  MAPA DO SITE | Home / Biblioteca / Contaminação e trata...

24/08/2009 12:00:39
Contaminação e tratamento da água
Compartilhar
Na maior parte do planeta a fonte mais comum de contaminação da água bruta é o esgoto humano em especial por parasitas fecais patogénicos. Segundo estimativas, 2006, a água contaminada causa cerca de 1,8 milhões de mortes todos os anos, enquanto cerca de 1,1 bilhão de pessoas não dispõem de água potável.



É claro que as pessoas no mundo em desenvolvimento precisam ter acesso à água de boa qualidade e em quantidade suficiente, alem da disponibilidade de tecnologia e produtos necessários para o tratamento nos sistemas de distribuição. Em muitas partes do mundo as únicas fontes de água são pequenos córregos, muitas vezes, diretamente contaminadas por esgoto.



Mesmo poços não eliminam o risco de contaminação. A maior parte da água requer algum tipo de tratamento antes da sua utilização, até mesmo a água de poços profundos ou molas. A extensão do tratamento depende da fonte de água.



A maneira mais confiável para matar agentes patogênicos microbianos é aquecer a água até ferver, mas isso exige abundantes fontes de combustível e é muito onerosa, em especial para famílias que tem dificuldade de armazenar água fervida em condições estéreis. Outras técnicas, tais como diferentes formas de filtração, desinfecção química, exposição a radiação ultravioleta têm demonstrado resultados significativos na redução dos níveis de contaminação da água e controle de doenças nos usuários nos países de baixa renda.



Ao longo da última década, um número crescente de estudos têm sido realizados para determinar o sucesso das medidas de redução das doenças da água. A capacidade de reduzir as doenças e sua capacidade de remover os micróbios patogênicos se devidamente aplicadas e os fatores sociais, tais como a facilidade de utilização e adequação cultural.



A atual prioridade dos tratamentos consiste em chegar a um grande número de famílias de baixa renda com uma base sustentável. Poucas medidas atingiram escala significativa até o momento, mas os esforços para promover e distribuir produtos comercialmente para os pobres do mundo está em curso há alguns anos.



Os parâmetros para a qualidade da água potável normalmente caem em duas categorias: físico-químico e microbiológico. Parâmetros físico-químicos incluem metais pesados, compostos orgânicos vestigiais, sólidos suspensos e turbidez. Parâmetros microbiológicos incluem Bactérias coliformes, E. coli e espécies de bactérias patogénicas específicas como a cólera, causada pelo Vibrio cholerae, vírus e protozoários parasitas.



Os parâmetros químicos tendem a representar o maior risco sanitário através do acumulo de metais pesados, embora alguns componentes como nitratos, nitritos e arsénio possam ter um impacto mais imediato. Parâmetros físicos afetam a estética e o sabor da água potável e podem complicar a eliminação dos micróbios patogénicos.



Originalmente, a contaminação fecal foi determinada com a presença de bactérias coliformes, um marcador conveniente para uma classe de agentes patogénicos prejudiciais. A presença de coliformes fecais, como o E. coli, serve como uma indicação de contaminação por esgotos. Parâmetros adicionais incluem analises de contaminantes como os ooquistes tais como protozoário Cryptosporidium sp., Giardia lamblia, Legionella, e vírus. Os parâmetros patogénicos Microbianos são tipicamente de grande preocupação devido à seu imediato risco sanitário.

http://planetadobem.blogspot.com/2009/06/contaminacao-e-tratamento-da-agua.html

Compartilhar
Clique aqui e comente


Mais Informações sobre o assunto

TWITTER DO PORTAL TRATAMENTO DE ÁGUA
INFORMATIVO JULHO/09
Poluição e degradação da qualidade da água a...
ÚLTIMOS DIAS!!! TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE R...
Topmodel lança Projeto Água Limpa para recup...
Mais bibliotecas

Industrial flow measurement: Basics and practice
In the recent decades, the market for...
Resíduos de Usinas de Recuperação de Energia
Aprovar o Regulamento estabelecendo o...
Aplicações da Biotecnologia em Processos Ambientais da Fabricação de Celul...
Coletânea de conhecimentos variados s...
SIGMA fornece sistema com capacidade de produzir 2,1 milhões de litros de ...
Desde fevereiro deste ano, a SABESP v...
Destinação Final de Lodos de ETAs e ETEs
Os lodos de ETAs têm sido dispostos e...
 
Busca avançada
 
Nota:  até 
 
Impressões:  até 
 
Publicada entre:
 até 
 
Tipo:
 
Categoria:     
 
 
 
 

Comentário:


 

Av. do Café, 130, salas 33 e 34
São Paulo - SP - CEP: 04311-000
Tel.: (11) 3473.1207 / (11) 3562.0436
Acompanhe o portal nas redes sociais.