PUBLICAR NO PORTAL | ANUNCIE
 
Biblioteca
Abastecimento de Água
Bioenergia
Caldeira
Cursos & Eventos
Desmineralização
Hidrografia / Hidrologia
LEED / Green Building
Legislação
Meio Ambiente
Membranas Filtrantes
Metodologias de Análises
Projeto e Consultoria
Resíduos Sólidos
Reúso de Água
Saneamento
Tratamento de Água
Tratamento de Chorume
Tratamento de Efluentes
Tratamento de Esgoto
Zeólitas
MAPA DO SITE | Home / Cursos e Eventos
Reatores Anaeróbios - Projeto, Operação e Novas Tecnologias
Data: 07/11/2013 a 09/11/2013 - 8:00 - 18:00
Local: Rua Abílio Soares, 607 – Paraíso – São Paulo - SP
Objetivo:
Dar uma visão geral dos fundamentos teóricos e práticos dos processos de tratamento biológico de efluentes pelos processos anaeróbios e apresentar novas tecnologias e tendências do mercado. Ao final do curso de 24 horas úteis (3 dias), os participantes serão capazes de compreender os principais aspectos relacionados a projeto e controle operacional destes sistemas. Também é objetivo do curso propiciar a integração com o Instrutor e com todos os palestrantes das empresas fornecedoras de tecnologia e serviços.

Público Alvo:

Trata-se de um curso de nível “intermediário” voltado para profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Instrutor:

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo
Eng. Civil e Sanitarista, Mestre pela UFMG e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de Newcastle - Inglaterra. Coordenador de Projetos em empresas de consultoria até 1986. Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (EE-UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Consultor na área de tratamento de esgotos para diversas empresas de saneamento, no Brasil e no exterior. Autor de mais de 250 publicações em livros, capítulos de livros, periódicos e anais de congressos.

 

Programa: 

Quinta-feira - 07 de Novembro
- Principais características dos processos anaeróbios.
- Digestão Anaeróbia como uma tecnologia integrada de tratamento de esgotos e de recuperação de energia.
- Fundamentos da digestão anaeróbia:
    • Etapas metabólicas e grupos microbianos: bactérias acidogênicas, acetogências e metanogênicas.
    • Aspectos bioquímicos e termodinâmicos.
    • Sulfetogênese.
- Princípios de funcionamento de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB).
- Pesquisa e desenvolvimento da tecnologia anaeróbia.
- Exemplos de aplicação em escala plena.

 

Sexta-feira - 08 de Novembro 
- Principais limitações associadas ao processo: corrosão, geração de odores, gerenciamento da escuma e do lodo, eficiência limitada e emissão de metano.
- Projeto de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB).
- Controle operacional de reatores anaeróbios.



ADI Systems / ACQUA Engenharia
: Tecnologias em tratamento anaeróbio de efluentes industriais e resíduos orgânicos, incluindo os reatores de baixa carga, alta taxa e utilizando a tecnologia de membranas, incluindo exemplos práticos de sistemas implantados. 

José Luiz Papa
Eng. Químico pela Universidade Mackenzie (1978), Extensão Universitária em Coordenação de Projetos Industriais, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1979) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/COC (2002). Trabalhou em empresas como Degani, Squibb, Ecopam, Nordon e Degrémont. É Diretor da ADI Acqua Engenharia e Consultoria Ltda.

Sábado - 09 de Novembro

  

VEOLIA Water: 08:30 - 10:30h
Desenvolvimentos em tratamento anaeróbio para efluentes dos setores alimentício, bebidas e biocombustíveis. 

Luiz Manoel Mestriner AbrahãoEng. Civil pela UFSCar com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela EESCUSP e especialização em Gestão Ambiental pela UNICAMP, atuando há mais de 25 anos em partida, operação e projetos de plantas de tratamentos de águas e efluentes diversos. Desde 2.000 é Engenheiro de Processos e Tecnologias na VEOLIA Water Solutions & Technologies. 

João Roberto Fernandes Acenso Eng. Mecânico pela UNICAMP com MBA em Negócios pela FGV e em Agroenergia pela ESALQ/USP, atuando há mais de 25 anos em engenharia e projetos industriais na área de energia e efluentes nos segmentos alimentício, óleo & gás, mineração e sucroenergético. Atualmente na VEOLIA Water Solutions & Technologies como Gerente de Desenvolvimento de Mercado, é responsável pela linha de produtos BIOTHANE para tratamento anaeróbio de efluentes industriais para o mercado sul-americano.

Coffee-break: 10:30h - 10:45h

 

H2O Engenharia: 10:45 - 11:30h
Análise crítica de aspectos operacionais de reatores anaeróbios do tipo UASB. Estudos de casos com esgotos domésticos e efluentes industriais. 

Ademar César FerreiraEng. Químico com 35 anos de experiência, é Diretor da “H2O Engenharia e Consultoria em Meio Ambiente”. Também já ocupou posições relevantes em empresas como SAAE de Pelotas (RS), ESMIL do Brasil, JARAGUÁ, FILSAN, MININGTECH e DEGRÉMONT. 
 

 

ACQUA Consulting: 11:30 - 12:15h
Ensaios para a avaliação da atividade microbiana. 

Ana Luiza FávaroBióloga, Diretora e Responsável Técnica da “ACQUA CONSULTING”. Larga experiência com gerenciamento operacional de ETEs de diferentes indústrias, assessorando desde o start up de sistemas de lodos ativados até a operação dos mesmos. Larga experiência em bio-monitoramentos (ensaios ecotoxicológicos, bio-acumulação, entre outros) utilizados para avaliar e remediar impactos em corpos d'água que recebem efluentes domésticos e industriais.


Almoço: 12:15 - 13:30

 

 

DEDINI: 13:30 - 15:30h
Tecnologia de Reatores Anaeróbios - UASB, CI e D.Box. 

Roberto YamanakaEng. Químico com 26 anos de experiência com tratamento de efluentes 

Eduardo ZambonQuímico com 25 anos de experiência com tratamento de efluentes.


Coffee-break: 15:30h - 15:45h



BIOTECS: 15:45 - 17:45h
Tecnologia Anaeróbia - Uma solução sustentável para o meio ambiente

Eng. Antônio Gilberto Salerno Engenheiro Mecânico formado pela UFU-Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Engenharia de Fabricação EESC-USP. Especialista em tecnologias para indústrias de açúcar e álcool. Um dos pioneiros no desenvolvimento e aplicação de tecnologias anaeróbias no Brasil (1983) - Zanini S.A. Equipamentos Pesados para o tratamento de vinhaças de destilarias de álcool e efluentes indústriais de fábricas de Cola's (refrigerantes). Estreito e permanente relacionamento com a Universidade de Ghent - Bélgica (desde 1985) e outros centros de P&D neste setor. Sócio-fundador e sócio-proprietário da BIOTECS - Soluções Tecnológicas Inteligentes, com atuação mundial, tendo fornecido com sucesso mais de 210 Sistemas de tratamento em vários continentes e países, a maioria com avançadas tecnologias anaeróbias. Projetista, há mais de 30 anos, de Estações de Tratamento, que utilizam processos biológicos unitários ou combinados (anaeróbio e aeróbio), físico-químicos (incluindo membranas) e sistemas para reutilização de águas tratadas e biogas, uma fonte energética limpa e renovável.

Apoio:



Material Didático: 
Os inscritos receberão o livro de autoria do Prof. Carlos Chernicharo : Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Vol. 5. Reatores Anaeróbios. DESA-UFMG, 2007, 380 páginas. Também receberão um CD com todas as apresentações das empresas de tecnologias e serviços. 

Investimento: 

R$ 1.020,00 

Descontos especiais para turmas de uma mesma empresa. Consulte-nos !







 

Av. do Café, 130, salas 33 e 34
São Paulo - SP - CEP: 04311-000
Tel.: (11) 3473.1207 / (11) 3562.0436
Acompanhe o portal nas redes sociais.