BIBLIOTECA

Cianobactérias e cianotoxinas em mananciais de abastecimento: implicações no tratamento da água

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar com base em uma revisão bibliográfica os aspectos relevantes da presença crescente de florações de cianobactérias potencialmente toxigênicas em mananciais de água potável, suas causas, além das implicações no tratamento dessas águas. As florações tóxicas são consideradas como um dos maiores problemas em ecossistemas de água doce, ocasionando efeitos na ciclagem de nutrientes e na biodiversidade, deterioração da qualidade da água além de danos à saúde humana, principalmente em áreas com escassez de água, em virtude do seu potencial em produzir e liberar cianotoxinas para o meio. Essas cianotoxinas podem afetar a saúde humana através do contato direto (atividades de recreação), assim como através da ingestão destas na água ou ainda, acumuladas nos tecidos dos organismos aquáticos. Outro fator relevante é o fato de que as cianotoxinas não são removidas pelo sistema de tratamento convencional, além de poderem ter sua concentração aumentada durante o processo, em virtude da lise celular, onde dessa forma, a água “potável” funciona como fonte de exposição à população.

Introdução

O registro de florações vem aumentando em intensidade e frequência, com dominância de cianobactérias durante grande parte do ano, sobretudo em reservatórios.

Vários estudos tem reportado a dominância desses organismos em mananciais de abastecimento público. As florações tóxicas de cianobactérias são consideradas como um dos maiores problemas em ecossistemas de água doce, pois estão associadas a alterações nos aspectos organolépticos da água, como má aparência e odor desagradável, causando também danos ecológicos, tais como alterações nas cadeias alimentares, com potenciais efeitos na ciclagem de nutrientes e na biodiversidade, além de danos à saúde humana.

As florações de cianobactérias potencialmente tóxicas é um sério problema de saúde pública, principalmente em áreas com escassez de água, como é o caso da região semiárida brasileira. Os motivos da ocorrência dessas florações tóxicas ainda é questão de debate entre os especialistas. Embora as cianotoxinas estejam predominantemente no meio intracelular, estas podem ser encontradas dissolvidas no meio líquido após a lise celular da cianobactéria. Por isso, os órgãos de saúde pública apresentam grandes preocupações em relação à presença desses compostos em água de abastecimento humano, principalmente após a tragédia de Caruaru, no Brasil, episódio onde as florações de cianobactérias tóxicas foram reconhecidas como um problema de saúde pública.

Autores: Patrícia Silva Cruz; Leandro Gomes Viana; Tatiany Liberal Dias Chaves; Daniely de Lucena Silva e José Etham de Lucena Barbosa.

cianobacterias

ÚLTIMOS ARTIGOS: