Biblioteca

Avaliação da implantação de energia solar e biogás como fontes alternativas de energia elétrica para uma pequena propriedade rural

Publicado em 20/09/2017 às 10:18:37

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar a comparação da viabilidade econômica para a inserção de duas fontes alternativas de energia elétrica – Solar e o Biogás – para uma pequena propriedade rural localizada no interior do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, onde formam utilizados métodos comparativos que demonstrassem qual das duas fontes de energia apresentaria maior retorno. Esta escolha se deu pelo duplo potencial da propriedade, pois além do aproveitamento da aquisição facilitada do esterco provindo dos 100 bovinos de leite em confinamento que é a matéria prima do biogás, a cobertura do galpão que será analisado para a colocação das placas solares é justamente a que abriga todos esses animais. Com o auxílio do referencial bibliográfico obteve-se a capacidade de produção do sistema fotovoltaico e do biogás, em condições ideais, assim como a conversão destes valores para unidade de energia elétrica. Após, será realizado a aplicação de conceitos da Engenharia Econômica e Avaliações para avaliar ambos sistemas quanto à viabilidade financeira. A partir dessas análises realizadas foi possível concluir pela inviabilidade desta prática, devido ao longo tempo de retorno do investimento, o grande investimento inicial e pelo baixo custo da taxa da tarifa paga pelo pequeno produtor rural.

Introdução

1.1. Dados de identificação do projeto

Projeto de pesquisa para Conclusão de Curso, apresentado pela acadêmica de bacharel em Engenharia Elétrica, Nadine Lambrecht Szambelan. Trabalho orientado pelo Professor Mestre Mauro Fonseca Rodrigues. A pesquisa e o desenvolvimento da abordagem decorrem no campo das fontes alternativas de energia elétrica, baseando-se no estudo da viabilidade econômica da energia solar e biogás para pequenas propriedades rurais.

1.2. Delimitação do tema

Através do estudo e da revisão bibliográfica do assunto em geral, será aplicado uma abordagem dedutiva a uma pequena propriedade rural localizada no interior do Noroeste do Rio Grande do Sul, onde serão utilizados métodos comparativos que demonstre quais das duas fontes de energia (solar e biogás) apresentará maior retorno à propriedade em questão.

1.3. Formulação do problema

Para pequenas propriedades rurais, por que não utilizar a energia solar e biogás como fontes alternativas de energia elétrica a fim de promover ganhos financeiros a partir do consumo interno ou até a venda de energia excedente? Qual das duas fontes alternativas de energia elétrica abordadas apresentam maior eficiência em termos de energia gerada e retorno de investimento? Quais os requisitos necessários numa propriedade rural para usufruir da energia fotovoltaica? E para utilizar o biogás? Seu uso seria aquecimento, geração de energia, ambos?

Autora: Nadine Lambrecht Szambelan.

energia-solar-e-biogas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *