Biblioteca

Jar Test

RESUMO

Na aula prática desenvolvida no laboratório da UFSC/CEM, no dia 28 de Novembro de 2013, pela matéria de Química Tecnológica, ministrada pelo Prof. Dr. Modesto Hurtado Ferrer, realizamos um experimento de Jar Test, na qual estava relacionada ao assunto de tratamento de água. No experimento apresentado neste relatório teve-se por objetivo a determinação da melhor concentração de sulfato de alumínio 2(4)3 para o controle da cor e turbidez.

Utilizando-se de métodos manuais para a realização do procedimento de Jar Test, que têm por finalidade a simulação das condições de uma estação de tratamento de água, ou seja, a mistura rápida, mistura lenta e a decantação em seus respectivos tempos.

INTRODUÇÃO

A água é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. A água precisa apresentar condições de ser usada sem causar danos e para que isso aconteça existe um método chamado de Teste de Jarros – (JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados. Isto é, realizam-se seis ensaios de simulação da mesma água bruta, variando a dosagem de alcalinidade e do coagulante. Porém, este tipo de ensaio vem sendo empregado também para a determinação de parâmetro básico na elaboração do projeto de uma Estação de Tratamento de Água. Por este ensaio determina-se a condição ótima para floculação de uma água caracterizada pelo tempo e agitação necessária, para tanto uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo, e qual o gradiente de velocidade ótimo para se flocular a água em estudo. Além disso,
deve-se verificar se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez.

Autores: Júlia da Rosa Baumgartner, Kevin Felippe de Souza, Larissa Vala, Nelson Augustinho Paludo Neto, Pierre Michel de Oliveira Lima
Turma C – Grupo 07 – EMB5006 – Química Tecnológica 2013/2
CEM/UFSC – Centro de Engenharia da Mobilidade
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville

leia-integra