Biblioteca

Emprego de tanques alimentadores bidirecionais (TAB) para atenuação das cargas transitórias em adutora por recalque composta por diversos trechos em série e em paralelo: estudo de caso

Resumo

Tanques alimentadores bidirecionais (TAB) constituem alternativas para os tanques alimentadores unidirecionais (TAU). Os autores utilizam esses dispositivos desde o final da década de 1980 em adutoras de sistemas de abastecimento de água de pequeno e médio porte. Apresentam simplicidade construtiva e operacional e seu custo é comparativamente inferior ao dos TAU. O trabalho descreve as concepções básicas utilizadas pelos autores em seus projetos, além de outra alternativa utilizada em adutoras de maior porte. Seu princípio de funcionamento é mostrado em diagramas explicativos. Descreve também as condições de contorno aplicáveis ao cálculo, quando se utiliza o método das características. Finalmente, os resultados obtidos na atenuação do golpe de aríete numa adutora recentemente estudada pelos autores são apresentados, como forma de mostrar sua aplicabilidade.

Introdução

Tanques alimentadores bidirecionais (TAB) vêm sendo utilizados pelos autores desde o final da década de 1980 como recursos eficazes para a atenuação das cargas transitórias em adutoras de recalque. São unidades de concepção, construção e operação bastante simples. Seu desenho esquemático e sua instalação na linha de recalque são ilustrados na Figura 1.

O que se tem basicamente é uma coluna cheia d’água, em cuja extremidade superior são instaladas uma válvula de retenção e uma ventosa de pequeno calibre. A válvula de retenção permite a entrada de ar na coluna e impede a saída de água (VIANNA, 2008). A sequência de seu funcionamento é descrita a seguir.

(a) De início, o regime permanente correspondente à situação em que a estação elevatória opera está estabelecido. A Figura 2 (a) mostra o perfil da linha de recalque e a linha piezométrica correspondente.

(b) No instante em que falta energia elétrica, com reduz se a vazão com que a elevatória alimenta a linha de recalque. Produz-se, em consequência, a redução da pressão no trecho de canalização imediatamente a jusante, o que introduz a alteração da linha piezométrica mostrada na Figura 2 (b).

tanques-alimentadores-bidirecionais

Figura 1 – Tanque alimentador bidirecional: desenho esquemático e instalação na linha de recalque (desenho esquemático).

(…)

Autores: Marcos Rocha Vianna e Márcio Ribeiro Vianna Neto.

tanques-alimentadores-bidirecionais