Atender aos requisitos rigorosos de qualidade do gás com profunda remoção de sulfeto de hidrogênio a partir do biogás.
Tese de doutorado, defendida pelo pesquisador Daniel Temponi Lebre, mostra que poluentes emergentes persistentes em águas de abastecimento podem ser quase totalmente eliminados por adsorção a partir do bagaço da cana-de-açúcar 
A área ambiental e a produção de energia limpa são as maiores fontes de oportunidades para ajudar o país a reduzir suas diferenças sociais.
O biometano vem entrando no cenário como um forte biocombustível.
Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da USP e da UFV, dispositivo feito com material vegetal de baixo impacto ambiental permite que agrotóxicos sejam rastreados em poucos minutos, garantindo a segurança dos alimentos.
A entrada do diesel renovável, somado ao biodiesel, permitirá aumentar o conteúdo renovável do diesel comercializado no país, escrevem Marcelo Gauto, Leonardo Martins Barbosa, Ricardo Drolhe Montaury Pimenta e José Luiz Zotin.
Os planos nacionais de hidrogênio têm sido lançados em velocidade bastante acelerada nos primeiros anos da segunda década do século XXI.
Esqueça o petróleo: hidrogênio “geológico” é a nova fronteira da energia Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/07/esqueca-o-petroleo-hidrogenio-geologico-e-a-nova-fronteira-da-energia/
Pesquisadores tem cultivado microalgas em laboratório em condições controladas para aproveitar seus metabólitos, com o objetivo principal de produzir biocombustível
As usinas de biogás podem utilizar plantas energéticas, resíduos orgânicos urbanos ou industriais e esgoto sanitário como matéria-prima
Os combustíveis renováveis, como o biometano, fazem parte das atuais alternativas para reduzir as emissões, dada a sua prontidão e compatibilidade com os veículos existentes
A transição energética e a construção da bioeconomia são processos complementares que devem ser incentivados de forma conjunta
Pesquisa brasileira abre caminho para aumentar a eficiência na produção de etanol de segunda geração (2G) com a descoberta de novos alvos para a engenharia metabólica em direção a uma cepa de levedura industrial mais robusta.
EPE: a publicação consolida os fatos mais relevantes referentes aos biocombustíveis, que ocorreram no ano anterior à sua divulgação.
O presente estudo teve como objetivo demonstrar a viabilidade de produção de bioeletricidade a partir do biogás obtido através da digestão anaeróbica das 400.000 toneladas de resíduos alimentares gerados nas favelas de São Paulo – SP, a maior cidade da América Latina.
Este trabalho procurou reunir e sistematizar o conhecimento produzido pela pesquisa nacional para gestão, tratamento e uso dos resíduos contendo alta concentração de matéria orgânica e nutrientes.
O presente trabalho buscou estimar a produção de biogás gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Guarapuava-PR (ETE Vassoural), quantificar a energia química dessa produção e apontar possíveis utilizações.