Estudo mostra que óleos essenciais de alecrim-pimenta, tomilho e orégano são eficazes contra Salmonella e Staphylococcus.
A sonda de pH mede a diferença de potencial entre a amostra e a referência medida em unidades de milivolts (mV), que é então usada para calcular o pH da amostra através de uma curva de calibração.
O presente trabalho desenvolveu um canal que permite a visualização de fenômenos reais à volta de corpos rígidos, sendo, no entanto, utilizada solução de água e fluoresceína como fluido de trabalho.
O presente trabalho foi apresenta o detalhamento e os resultados do 1º Programa de Comparação Interlaboratorial em Pitometria em campo.
Existem várias metodologias aceitas para testar equipamentos de tratamento de águas pluviais no laboratório, mas qual funciona melhor? Um estudo comparativo nos aproxima do objetivo de otimizar a remoção de sedimentos.
Este trabalho teve o objetivo de produzir um modelo de identificação de equipamentos a partir dos dados de perfis de uso não agregados; avaliar a regularidade de uso e volume de consumo por equipamento e a partir desses propor indicadores de uso d’água mais adequados à realidade local.
O presente trabalho apresenta um estudo de benchmarking para analisar o desempenho entre as operadoras de água e esgoto das Bacias PCJ.
Este trabalho trata das operações envolvidas, dificuldades e imprevistos que se apresentaram no transporte rodoviário de cinco Reservatórios Hidropneumáticos da Estação Elevatório de Água Bruta do Sistema Produtor São Lourenço.
O presente estudo tem como objetivo utilizar a cromatografia em coluna como método analítico por meio de um adsorvente natural obtido da semente da acerola.
A estabilização ou decomposição biológica da matéria orgânica lançada ou presente na água envolve o consumo de oxigênio (molecular) dissolvido na água, nos processos metabólicos desses organismos biológicos aeróbicos.
(JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados
Neste trabalho foi avaliada a utilização do Sistema Integrado de Águas Subterrâneas – SIGAS, sistema totalmente automatizado, para o (…)
O principal objetivo para a abordagem ora apresentada foi desenvolver sistema de indicadores de desempenho de estações convencionais de tratamento de água a partir da visão do prestador de serviço. A metodologia usada consistiu em (…)
O método para avaliação de desempenho de sistemas de abastecimento de água (SAAs), proposto neste trabalho, é baseado na adoção de um conjunto de indicadores, em que se aplica uma análise multicritério. Para a (…)
Após acompanhar o procedimento de investigação até a tomada de decisão, entre os tipos de reabilitação na Rede Coletora de Esgoto (RCE) existente na cidade de Stuttgart na Alemanha e de Curitiba no Brasil, verificou-se que (…)
Este trabalho teve como objetivo validar uma metodologia analítica para quantificação de Saxitoxinas GTX2/3, dc-GTX2/3 e C1/2 utilizando cromatografia líquida de alta eficiência e verificar os impactos da estabilidade destas toxinas neste processo. As toxinas C1/2 sofreram degradação (…)
Medidas de potencial redox podem ser utilizadas basicamente de duas maneiras. Em titulações, onde um eletrodo inerte (platina, por exemplo) juntamente com um eletrodo de referência são usados para monitorar a variação do potencial durante uma (…)
Neste estudo foi desenvolvido um método para determinação de compostos utilizados como filtros ultravioleta em amostras aquosas empregando microextração em fase sólida (SPME) e cromatografia gasosa. Primeiramente, otimizou-se o (…)
Este estudo busca propor uma abordagem metodológica para avaliação das emissões evitadas pelas iniciativas de eficiência energética atualmente em vigor no país, por meio da decomposição das economias globais para cada uso final e região conforme a curva de carga de cada setor e região geográfica, para correlaciona-las com o fator de emissão horário do sistema e assim, obter um resultado mais preciso. Nesse sentido, foram caracterizados perfis de carga de consumo nos diferentes segmentos econômicos e regiões.
O presente trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar bactérias halotolerantes com potencial na degradação de hidrocarbonetos. Os isolados bacterianos foram obtidos a partir de amostras de água produzida de petróleo, e posteriormente foi determinada a sua tolerância a diferentes concentrações de salinidade, na faixa de 0 a 15% de NaCl.