Tratamento de Chorume

A EPA pretende revisar as diretrizes e padrões de limitações de efluentes
O presente trabalho versa sobre os defensivos agrícolas e sua interferência no meio ambiente, sendo que tal relação implica, inevitavelmente, diversas alterações na saúde humana, atingindo, assim, tanto o indivíduo em sua singularidade quanto o corpo social em que está inserido.
Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da mistura lixiviado/esgoto sobre o tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico por processo PACT®.
O lixiviado de aterro sanitário, formado pela decomposição de resíduos sólidos, possui alta complexidade e variabilidade e é composto por diversas substâncias orgânicas e inorgânicas, incluindo aquelas de difícil degradação.
O presente trabalho teve como objetivo conhecer o potencial metanogênico específico do lodo anaeróbio da ETE da CAESB.
O presente texto apresenta um estudo técnico de avaliação da eficiência do processo de tratamento do chorume do aterro sanitário do Município de Lajeado.
Neste trabalho, realizou-se a avaliação morfológica qualitativa e semi-quantitativa de lodo de chorume, gerado no aterro sanitário, tratado via geobag.
O presente trabalho objetiva analisar e discutir a evolução da concentração de alguns parâmetros físico-químicos presentes nos líquidos lixiviados do aterro sanitário de Belo Horizonte (MG), assim como a influência da variação da vazão desses líquidos ao longo do tempo, principalmente, após o encerramento das atividades de disposição de RSU nesse aterro.
O cotratamento de lixiviado pré-tratado e esgoto foi eficiente na remoção de DQO, apresentando remoções entre 69,2 e 82,6%, com valores residuais de 82 a 168 mg L-1.
Este artigo objetiva estudar, dentre outros assuntos, os processos oxidativos avançados (POA) como uma alternativa eficaz no tratamento de efluentes, trazendo um (…)
Diversos estudos apontam que o processo de disposição do RSU aliado com recirculação do chorume mostra ser consideravelmente preferível ao processo convencional, visto que, incidindo a recirculação do percolado até a estabilização do mesmo, ocorre uma diminuição dos custos operacionais tornando, então, a técnica bastante atrativa
Visando a obtenção de um método de tratamento complementar ou alternativo, neste trabalho utilizou-se um sistema fotoeletroquímico em escala pilto de 18 L operando em modo contínuo em reciclo, composto por reator tubular com eletrodos comerciais ADE
O chorume formado em aterros sanitários constitui-se um problema ambiental na maioria das cidades brasileiras. Os métodos convencionais atuais para tratamento desse efluente apresentam limitações ou demandam tempo e espaço físico excessivos, principalmente para chorumes maduros, que possuem elevada carga orgânica.
Chorume é o líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos no lixo, contém alta carga poluidora, por isso, deve ser tratado adequadamente. TRATAMENTO: o chorume deve passar por uma pré-captação em drenos e conduzido a tanque
O lixo não é um problema atual, toda sua problematização vem de longo tempo. Ao observar a Revolução Industrial, por exemplo, podemos comprovar os danos, principalmente à saúde, com a falta de saneamento
O objetivo desse trabalho foi obter um modelo neural em conjunto com análises estatísticas que representassem a degradação do chorume in natura pelo processo foto-Fenton solar, em função da redução da demanda química de oxigênio (DQO).
Este trabalho avaliou a influência da presença de lixiviado de aterro sanitário nas condições operacionais e na microbiota de um sistema de lodos ativados tratando esgoto doméstico. Para isto, foram utilizados dois reatores em escala de bancada.
O Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, lançou uma campanha de conscientização cidadã sobre o grave problema ambiental gerado pelos sacos plásticos utilizados nos supermercados. Distribuídas gratuitamente, as sacolas foram utilizadas inicialmente para transportar os insumos para alimentação e posteriormente, na sua grande maioria para acondicionar lixo.