NOTÍCIAS

Brasil ocupa 10ª posição entre 17 países latinos em ranking de saneamento

O país perde, por exemplo, para os vizinhos Venezuela, Bolívia e Peru, segundo o Instituto Trata Brasil. No atual ritmo, especialistas avaliam que governo federal não cumprirá meta de o saneamento básico até 2033.

Esgoto a céu aberto na favela do Moinho, na região Central de São Paulo (Crédito: Talis Maurício)

Esgoto a céu aberto na favela do Moinho, na região Central de São Paulo

Crédito: Talis Maurício

Por Talis Mauricio

Todos os dias, quando a Dona Maria da Conceição abre a porta de casa, ou melhor, do barraco onde vive, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, se depara com a seguinte cena: crianças descalças brincando sem se preocupar em meio a ratos, baratas, lixo e esgoto.

“Eu reclamo com as crianças para elas não brincarem aí. Cai bola eles descem, não tem jeito. A gente mora num lugar desses né… faz 8 anos que moro aqui, quer dizer, me escondo, porque não tenho para onde ir.”

A vizinha, a auxiliar de limpeza Karen Bezerra, lembra que o serviço público na região quase foi feito corretamente.

“Aqui era uma favela. Eles canalizaram o rio, tiraram a favela, fizeram a avenida e deixaram o esgoto. O esgoto das casas cai tudo aí, na rua. Fica mau cheiro, tem bastante inseto, dengue.”

Se até a cidade mais rica do país apresenta falhas, imagine o resto do Brasil. Não é à toa que o país ocupa a 10ª posição em um ranking de coleta de esgoto com 17 países da América Latina. Perdemos para Venezuela, Equador, Peru e até Bolívia. No Brasil, segundo dados do governo federal, apenas 49% da população tem o esgoto coletado em casa. Em 2010, o índice era de 46%, ou seja, avançamos apenas três pontos percentuais ao longo de 5 anos. Um número alarmante, segundo o presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos.

“Éramos para liderar esse ranking e no final nós estamos aí com mais da metade da população que não tem sequer coleta de esgoto. Então, a ideia é chamar a atenção de que a gente precisa progredir nesse indicador se a gente quiser um dia realmente chegar ao nível dos países desenvolvidos. É um indicador parcial porque não fala do tratamento de esgoto, então a gente sabe que países como a Bolívia, mesmo o Peru e a Venezuela falta muito de tratamento de esgoto, mas o afastamento das casas lá está um pouco melhor do que no Brasil.”

A continuar nesse ritmo, o especialista em saneamento básico e economista Gesner Oliveira, que participou do levantamento, avalia que as metas estipuladas em 2013 no Plano Nacional de Saneamento Básico, o Plansab, não serão atingidas.

“A meta do Plansab, que já é uma meta modesta, é de chegar à universalização dos serviços de água e esgoto, que inclui coleta e tratamento de esgoto, em 2033. O ritmo de avanço é tão lento que coloca a meta da universalização apenas em 2052, o que é inaceitável do ponto de vista social e sanitário.”

O ranking da América Latina foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Trata Brasil, que também analisou a situação das 100 maiores cidades do país. O levantamento mostra que as principais capitais brasileiras não estão entre as 10 primeiras nos serviços de saneamento básico. Rio de Janeiro, por exemplo, sede dos jogos Olímpicos, é a 50ª colocada.

O estudo aponta ainda que, dos R$ 12 bilhões gastos com saneamento no Brasil em 2014, metade, R$ 6 bilhões, foi investido nas cem maiores cidades do país. O que demonstra um abismo cada vez maior entre regiões desenvolvidas e menos desenvolvidas.

Fonte: CBN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS