NOTÍCIAS

Jamaica intervém na dessalinização descentralizada

Com uma população crescente e problemas de infraestrutura, os recursos de água doce existentes devem se complementar

agua

Embora o nome Jamaica venha da expressão “terra de madeira e água”, o crescimento populacional e a ameaça de seca contínua levaram os líderes a considerar a dessalinização, uma vez rejeitada devido aos altos custos de energia.

A Jamaica foi parcialmente nomeada por sua água. Derivado da palavra taino “Xaymaca”, o significado literal da Jamaica é “terra de madeira e água”. Mas, como muitas regiões dotadas de ricos recursos hídricos, as necessidades hídricas da população humana estão superando rapidamente os recursos, a tal ponto que as restrições hídricas são comuns na nação insular do Caribe.

Em maio, a Comissão Nacional de Água (NWC) do país anunciou que 35.000 de seus clientes estavam sendo afetados pela falta de água. Muitos jamaicanos já estão acostumados aos “bloqueios” regulares da água que ocorrem vários dias por semana. Essas interrupções de serviço são comuns devido a um problema generalizado de água sem entradas em uma antiga rede de tubulação com vazamento.

Preparando-se para a Seca

Para piorar a situação, muitos dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento (PEID) do Caribe, incluindo a Jamaica, passaram por condições de seca em 2019. Espera-se que essas secas sejam mais frequentes com as mudanças climáticas, levando às Nações Unidas a enfatizar a resiliência climática em toda a região. Agora, a Jamaica e o Caribe são instruídos a se preparar para um 2020 mais seco do que o habitual.

Alguns jamaicanos agora usam água não tratada, que pode ser insegura, ou armazenam água da chuva em barris. Mas essa água parada é um perigo para a saúde pública, convidando mosquitos portadores do vírus Zika, dengue e chikungunya.

Embora o governo tenha transportado água para as comunidades, também alertou recentemente o público para tomar cuidado com vendedores privados inescrupulosos de água não segura, que estão explorando as condições de seca.


LEIA TAMBÉM: REÚSO DE ÁGUA: APROVEITANDO AO MÁXIMO CADA GOTA.


Novas estratégias hídricas para a Jamaica

Em resposta à deterioração da situação da água na ilha, a Jamaica está estabelecendo metas ambiciosas e explorando tecnologias eficientes e adequadas aos ambientes da ilha. Elizabeth Emanuel, diretora do Secretariado Vision 2030 Jamaica, disse:

Precisamos reconhecer, como país, os elos importantes entre eficiência, rentabilidade e conservação ambiental. [T] odos temos um interesse e uma oportunidade econômica para usar e administrar nossos recursos hídricos de maneira inteligente e sustentável.

Uma das novas tecnologias da Jamaica retira água do ar. No telhado do Hospital Universitário das Índias Ocidentais, em Kingston, os painéis solares hidrelétricos condensam água pura do ar úmido e tropical, reduzindo o desperdício de plástico das garrafas de água e produzindo mais água do que o necessário para os pacientes. A tecnologia está sendo considerada para uso mais amplo na ilha.

Dessalinização Descentralizada

De acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Jamaica, o governo estabeleceu uma meta de 100% de acesso à água potável para a Jamaica até 2030.

O senador Pearnel Charles Jr., do Ministério do Crescimento Econômico e Criação de Emprego, foi a pessoa-chave na Jamaica para lidar com a escassez de água. Charles se concentrou na construção da dessalinização do estado, mantendo um forte diálogo com a comunidade sobre melhorias. Ele não imagina uma planta tradicional em larga escala que simplesmente alimente as instalações de armazenamento estabelecidas. Ele explicou o seguinte:

Não precisa ser assim […] A dessalinização pode ser colocada, dependendo do tamanho, em áreas específicas. O benefício da tecnologia, como é agora, é que ela oferece oportunidades para criar pequenas plantas de tratamento de água, pequenas ou grandes plantas de dessalinização.

Charles continuou explicando que a dessalinização não era considerada antes para a Jamaica por causa dos custos proibitivos, mas disse: “Temos que conversar sobre isso agora … as discussões começaram”. O tratamento descentralizado pode reduzir drasticamente o alto custo da construção ou, no caso da Jamaica, a reconstrução de uma rede de água degradada.

A Fluence é especializada em dessalinização, oferece plantas compactas e estruturas financeiras ideais para sistemas descentralizados em ambientes insulares do Caribe, com várias plantas já operando na região. Entre em contato com a Fluence para descobrir com que rapidez as unidades de Dessalinização Compacta Inteligente NIROBOX ™ podem ser implementadas para garantir um futuro da água resiliente.

CONFIRA AS SOLUÇÕES DA FLUENCE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: