NOTÍCIAS

Obras na estação de tratamento de esgoto em Divinópolis serão retomadas e devem ficar prontas em dezembro de 2018

Cronograma da nova ETE do Rio Itapecerica foi apresentado pela Copasa na manhã desta terça-feira (03). Também foi anunciada a construção do reservatório de água na região do Bairro Nova Fortaleza.

obra-ete

Reunião define cronograma da ETE do Rio Itapecerica, em Divinópolis (Foto: Reprodução – TV Integração)

Na manhã desta terça-feira (3), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), durante uma reunião com o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, anunciou a retomada de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Itapecerica em Divinópolis. A previsão de conclusão das obras é em dezembro de 2018. Durante o encontro também ficou acertada a construção de novo reservatório de água na região do Bairro Nova Fortaleza.

O encontro foi marcado, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, depois que o Executivo notificou a empresa sobre os prazos estabelecidos em contrato e ainda cobrou providências para o recente problema da falta de água na cidade.

Segundo o diretor de Operações Sul da Copasa, Frederico Ferramenta, a obra ficou paralisada devido ao cancelamento de parte das licenças ambientais e licitação para a empresa que irá executar o projeto da ETE. “Isso nos obrigou a iniciar o processo do zero, atrasando o contrato que tínhamos antes de Parceria Público Privada (PPP). Cancelamos este contrato e licitamos novamente. Com esta assinatura da ordem de serviço, as obras começam de imediato”.

Ferramenta disse, ainda, que as máquinas da empresa contratada para a execução das obras já estão em Divinópolis. “O planejamento é que a ETE Itapecerica entre em operação até dezembro de 2018. A capacidade é de 400 litros por segundo e esta é a maior obra de esgoto da Copasa em Minas Gerais. O valor total das obras é de R$ 143 milhões”.

Reservatório

O diretor da Copasa ainda destacou que não há racionamento de água em Divinópolis e afirma que o desabastecimento ocorrido nos últimos meses foi por problemas de manutenção. “Hoje a Copasa não está racionando água em Divinópolis. Tivemos questões operacionais nos meses de agosto e setembro que nos obrigou a fazer algumas manutenções que afetaram o abastecimento, mas não existe racionamento”, afirma Frederico.

Por G1 Centro Oeste de Minas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: