NOTÍCIAS

Parceria da Funasa com Sanesul conclui ETE no MS

Estação de Tratamento de Esgoto trata 14,5 litros de efluentes brutos por segundo e vai atender cerca de três mil habitantes

 

ete

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), concluiu a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no município de Angélica, em parceria a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). A obra busca ampliar o esgotamento sanitário e universalizar o saneamento básico na região.

 

A ETE tem capacidade de tratar 14,5 litros por segundo de esgoto bruto e atenderá 30% da população, aproximadamente 3 mil habitantes. Os recursos de R$ 7,7 milhões são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nº 80/2014, entre a Funasa e a Sanesul. A obra encontra-se 100% executada, na fase de prestação de contas final.

O município de Angélica, a 261 km da capital estadual Campo Grande, apresentava problemas ambientais dispondo somente de rede coletora e ligações domiciliares em uma pequena área do município. A população utilizava sistemas individuais de tratamento, como fossa séptica e sumidouro – tanque instalado ao lado da fossa – e lançavam esgotamento clandestino no sistema de drenagem.

 

 

LEIA TAMBÉM: Água subterrânea traz alívio para a cidade de Leeu Gamka na África do Sul

 

 

A ampliação do sistema de esgotamento sanitário, por meio da nova Estação de Tratamento de Esgoto, resulta na diminuição de doenças de veiculação hídrica para a população e assegura o tratamento adequado de efluentes domésticos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando a reprodução de transmissores de enfermidades.

Para superintendente Jair Leite, o cumprimento da missão institucional de promover saneamento básico e saúde ambiental se dará como concluído, conforme indicativo de melhora na qualidade de vida da população. “A alegria de entregar à comunidade um empreendimento desse porte só será completa se os indicadores sociais decorrentes demonstrarem a efetividade do investimento”, disse.

Além desta obra, a Funasa por meio do Termo de Convênio nº 6262/17, prevê a aquisição de um caminhão compactador de lixo, que será utilizado para serviço de coleta e remoção de resíduos sólidos urbanos do município de Angélica. O convênio se encontra em etapa de licitação.

Fonte: funasa.gov

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS