NOTÍCIAS

Pernambuco busca fortalecer a gestão dos recursos hídricos

A eficientização da gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento de políticas públicas para o setor foram pautas de uma reunião realizada dia (5/2)

recursos-hidricos

Também estiveram presentes representantes da APAC, Compesa, CPRH e Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, foi discutida a utilização de ferramentas estratégicas para integração, uniformização e planejamento das atividades técnicas realizadas, levando em conta os impactos econômicos, políticos, ambientais e sociais.

O encontro tratou de projetos estratégicos para o Estado, a exemplo da transposição do Rio São Francisco, das adutoras, que têm ampliado o abastecimento em diversos municípios; do próprio projeto de desenvolvimento da área de recursos hídricos, além das barragens e da intensificação das ações de fiscalização dos equipamentos.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, explica que Pernambuco conta com um viés histórico de planejamento e gestão no âmbito dos recursos hídricos, mas reforça a importância do apoio da Agência e da integração entre os órgãos gestores para a ampliação das ações. “Já existe uma política estadual de recursos hídricos consolidada, e receber essa equipe foi um trabalho bastante produtivo. A gente é bem otimista com as melhorias na gestão que o Estado pode desenvolver, por possuir grande capacidade de fiscalização e atuação na área”, afirmou.

ANA

Hoje também foi possível apresentar os resultados do que vem sendo realizado através de programas conveniados junto à ANA, como o Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), executado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). O programa disponibiliza recursos para serem aplicados em ações e investimentos, que possam contribuir com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos e a melhorar a gestão nesse sentido.

“Temos o objetivo de ter uma gestão dos recursos hídricos fortalecida nos estados. Procuramos, dessa forma, otimizar os recursos e fornecer às administrações estaduais a possibilidade de consolidarem informações regionalizadas, que sejam utilizadas pela União”, destacou o diretor da ANA, Ricardo Andrade.

No próximo dia 21/2 a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e a APAC devem participar da 4ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, em Brasília, com a presença de secretários de recursos hídricos de todo o país, com o objetivo de renovar os compromissos para uma gestão cada vez mais integrada.

Fonte: Compesa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS