Notícias

Publicações abordam novos tratamentos de águas e efluentes

Publicado em 19/05/2017 às 11:16:23

Feevale lança livros sobre meio ambiente e tecnologias para tratamento de águas e efluentes

 

aguas-e-efluentes-0517

 

A Universidade Feevale é referência em pesquisas sobre o Rio dos Sinos e em inovações para o tratamento de efluentes industriais. Por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) e com o convênio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a Instituição realiza projetos de pesquisa com o intuito de aperfeiçoar tecnologias limpas, ou seja, que contribuam para o meio ambiente. A partir desse convênio, a Universidade lançou três novas publicações, vinculadas ao mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e ao programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental.

Os livros Rio dos Sinos e qualidade ambiental, Materiais e processos e Nuevos processos y materiales para la detección y eliminación de contaminantes em agua abordam temas como novos processos de tratamento da água e estudos sobre o Rio dos Sinos. As obras estão sendo distribuídas, gratuitamente, em bibliotecas universitárias e municipais, prefeituras e eventos institucionais. Exemplares estarão disponíveis para consulta nas bibliotecas da Feevale e, ainda, para doação na Proppex, localizada no prédio Lilás, no Câmpus II da Instituição. Confira mais informações sobre cada um dos livros, que foram publicados pela editora Evangraf, de Porto Alegre.

– Rio dos Sinos e qualidade ambiental

Organizado por Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Ana Carolina Kayser e Valdir Pedde, o livro é fruto do projeto Desenvolvimento de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistema de eletrodiálise e a sua aplicação no tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais, executado pela Feevale com financiamento do Edital Fundo Tecnológico – BNDES Funtec, com parceria da Hidrodex – Engenharia e Perfuração Ltda. e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A publicação traz uma diversidade de estudos sobre a Bacia do Rio dos Sinos, perpassando por diferentes áreas, como: qualidade da água, direito ao uso da água, mudanças climáticas, trabalho humano e memória ambiental, entre outros.

– Materiais e processos

Organizado por Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Ana Carolina Kayser e Valdir Pedde, em sua primeira parte, a obra apresenta resultados recentes acerca da pesquisa de novos materiais para substituição daqueles encontrados no mercado, com enfoque na pesquisa mencionada acima, que investigou uma tecnologia nacional de tratamento de efluentes por meio de eletrodiálise. A segunda parte enfoca a reciclagem de materiais, o desenvolvimento sustentável e a preocupação com o meio ambiente, ao apresentar as diversas pesquisas sobre o assunto na Feevale.

– Nuevos processos y materiales para la detección y eliminación de contaminantes em agua

Organizado por Andréa Moura Bernardes, Gerardo Cifuentes, Marco Antônio Siqueira Rodrigues e Mario Avila-Rodriguez, em espanhol, a publicação apresenta o trabalho de nove diferentes grupos de pesquisa, em seis países ibero-americanos, de novos tratamentos para reutilização das águas dos efluentes industriais. Pesquisadores de Chile, Argentina, Brasil, México, Portugal e Espanha apresentam, em nove capítulos, os resultados de investigações da rede Cyted – Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo, um programa multilateral de cooperação intergovernamental em ciência e tecnologia, com o objetivo de promover o desenvolvimento da América Latina.

Saiba mais:
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex)
E-mail: [email protected]

Fonte: Universidade Feevale