NOTÍCIAS

Ações garantem a qualidade da água no Oeste e Sudoeste do Paraná

Garantir a qualidade da água até 2040 para cerca de 1 milhão de pessoas é o objetivo do Enquadramento dos Corpos Hídricos da Bacia do Paraná 3, que abrange municípios do Oeste e Sudoeste.

agua

O Enquadramento foi aprovado na última semana em reunião com representantes de 23 das 29 entidades que compõem Comitê da Bacia do Paraná 3.

O Comitê é formado por representantes do poder público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil. A Secretaria Executiva do Comitê é exercida pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

São abrangidos diretamente pelas decisões do Comitê os moradores de 27 municípios, entre eles Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Quatro Pontes. O Enquadramento aprovado é o processo de classificação dos rios de acordo com o uso das águas.

“Ele define regras para a outorga pelo direito de uso dos recursos hídricos, como a captação e o lançamento de efluentes nos rios, para assegurar a atual e futuras gerações a disponibilidade de água em padrões de qualidade e quantidade adequados”, disse o gerente de gestão de Bacias do IAT, Bruno Tonel Otsuka.

LEIA TAMBÉM: UEA retoma o monitoramento da qualidade da água nas microbacias de Manaus/AM

Gestão

O Enquadramento é um dos instrumentos de gestão de recursos hídricos estabelecidos na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei nº 12.726/1999) e que exerce um papel importante na preservação dos rios da bacia.

Um dos fundamentos da política estadual de recursos hídricos prevê que em situações de escassez, o uso prioritário seja o consumo humano e a dessedentação de animais. “A aprovação do novo enquadramento auxiliará a médio e longo prazo a melhor gestão das águas e, também, a prevenir ou minimizar os impactos socioeconômicos durante eventos críticos, como o atual momento de escassez hídrica que o Estado do Paraná vem enfrentando”, afirmou Otsuka.

Enquadramento

A proposta de Enquadramento da Bacia do Paraná 3 tem 25 estações de monitoramento da qualidade da água. São avaliados o consumo humano, lançamento de efluente industrial, Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), recreação de contato primário e secundário, dessedentação animal, irrigação, aquicultura, captação industrial, aproveitamento hidroelétrico, harmonia paisagística, áreas indígenas, mancha urbana e Unidade de Conservação.

A proposta de Enquadramento também visa diminuir os custos de combate à poluição das águas por meio de ações preventivas permanentes. A próxima etapa é a aprovação do Enquadramento no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, no mês que vem.

Fonte: AEN.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS