NOTÍCIAS

Qualidade do Rio Tubarão/SC deve melhorar com vistorias nas redes de esgoto

As inspeções nas instalações das residências que já receberam o aviso para se conectarem na rede começam na próxima semana por meio do ‘Programa Social Cuidando do Nosso Rio’ da Tubarão Saneamento

tubulacao-agua

A Tubarão Saneamento, por meio do Programa Social “Cuidando do Nosso Rio”, inicia na próxima semana inspeções nas instalações de esgoto das residências que já receberam o aviso para se conectarem na rede. Conforme o cronograma, os bairros que receberão a visita da equipe técnica são Vila Moema e parte dos bairros Centro e Recife.

“As vistorias serão realizadas por uma empresa terceirizada pela Concessionária, mas todos os profissionais estarão com colete, boné e crachá, com a identidade da Tubarão Saneamento. Em caso de dúvidas, sugerimos que o usuário entre em contato com a nossa Central de Atendimento”, orienta o diretor da Concessionária, Marcelo Matos.

O objetivo da iniciativa é garantir a correta funcionalidade do sistema de coleta e tratamento de esgoto, identificando os imóveis que possuem o esgoto conectado na rede de drenagem pluvial e que contaminam o principal rio que atravessa a cidade, o Rio Tubarão. “As vistorias serão realizadas gratuitamente e resultarão em orientações para que o usuário regularize a rede do próprio imóvel e tire todas as dúvidas relacionadas ao sistema. É uma oportunidade de esclarecimento”, explica Marcelo.


LEIA TAMBÉM: Estiagem melhora qualidade da água de reservatórios na Grande João Pessoa/PB


O programa

O Programa “Cuidando do Nosso Rio” foi criado pela Tubarão Saneamento para incentivar ações que melhoram o meio ambiente, a partir de atitudes que compõem a rotina de cada cidadão. Por meio do dele, são realizadas palestras, mutirões de limpeza, fiscalizações em redes de coleta de esgoto e nas instalações internas das residências, bem como, orientações para regularizar a tubulação residencial de esgoto e entre outras atividades.

A ligação de esgoto da sua residência tem início na rede coletora e termina na caixa de inspeção, que fica próximo ao passeio, na divisa do imóvel. A partir dela, chamada também de “Ponto de Recebimento de Esgoto”, as instalações internas são de responsabilidade exclusiva do proprietário do imóvel ou morador.

Os resíduos do banheiro (chuveiro, pia e vaso sanitário), da lavanderia (tanque e máquina de lavar), cozinha e área de churrasco (após passar pela caixa de gordura), devem estar conectados na rede de esgoto. Já a água da chuva ou de piscinas, devem ser direcionadas para a drenagem pluvial. Os resíduos sólidos (lixo orgânico, não reciclável ou reciclável) o destino correto é a coleta de lixo seletiva ou comum.

No caso de esgoto não-doméstico, o estabelecimento deve, obrigatoriamente, contar com uma retentora de areia e graxa, aprovada previamente pela Concessionária. Por exemplo, garagens, oficinas, postos de serviço e de abastecimento de veículos e de outras instalações nas quais são realizadas atividades de lavagem, lubrificação e outros serviços.

“É importante destacar que só pode ser conectada na rede as unidades consumidoras autorizadas por meio de comunicado na fatura mensal”.

Fonte: Notisul.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Sabesp inaugura ETA e obras de abastecimento em Cabreúva/SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS