NOTÍCIAS

Saneago e Prefeitura de Goiânia discutem serviço de tratamento de água e esgoto

Os secretários de Planejamento, Finanças e Meio Ambiente de Goiânia se reuniram nesta segunda-feira, dia 14, com a diretoria da Saneago para discutirem os termos que irão compor a Carta de Intenções, que é o primeiro documento formalizando a intenção do município em renovar o contrato com a Companhia para a prestação do serviço de tratamento de água e esgotamento sanitário.

reuniao-prefeitura-goiania-saneago

De acordo com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o encontro vai possibilitar a construção do modelo que vai gerir os trabalhos da Companhia em Goiânia nos próximos 30 anos. “Essa reunião é uma oportunidade histórica, pois todos os atores envolvidos no processo estão trabalhando juntos para construir o cenário do saneamento básico na Capital”, ressaltou.

Expansão urbana 

Durante a reunião, o secretário de Planejamento, Agenor Mariano, apresentou as demandas do município, dentre elas, a preocupação com a expansão urbana e a liberação de atestados de viabilidade técnico operacional para novos empreendimentos, e ressaltou a experiência da Saneago no setor. “Não podemos desconsiderar a expertise da empresa na prestação de serviço. São 50 anos de trabalho em prol do saneamento básico no Estado”, afirmou. “Estamos estudando as oportunidades de negócio para escolher a melhor forma de parceria para a assinatura do contrato com a Saneago pelos próximos 30 anos, renováveis por mais 30”.

O presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Paulo César Pereira, que mediou a reunião, afirmou que, após a elaboração da Carta de Intenções, o próximo e principal passo é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vai traçar as ações e as metas da prestação do serviço. A redação do PMSB está sob a responsabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Após ouvir as demandas do município, os diretores da Saneago apresentaram as propostas da Companhia. O diretor de Produção, Marco Túlio Faria, falou sobre o atual sistema de atendimento de água tratada e esgotamento sanitário em Goiânia, e mostrou as ações que a empresa está realizando para executar o atual contrato. O índice de cobertura do sistema de abastecimento de água é de 100% na capital.

A diretora de Expansão, Juliana Matos, falou sobre os investimentos da Companhia em toda a Região Metropolitana, com destaque para o Sistema Produtor Mauro Borges, que vai garantir o abastecimento de água até o ano de 2040, e será inaugurado no dia 19 de setembro deste ano. O diretor de Gestão Corporativa, Marcelo de Mesquita, apresentou o balanço patrimonial e a capacidade financeira da Saneago.

Fonte: Comunicação Saneago | Goiás Agora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: