NOTÍCIAS

Suez aumenta sua presença na América Central

O contrato de quase R$ 750 milhões vai permitir a duplicação da capacidade de tratamento de esgotos domésticos na Cidade do Panamá

Panama Est. Juan Diaz

A SUEZ acaba de ser contratada pelo Ministério da Saúde do Panamá para ampliar e operar a estação de tratamento de esgoto da capital do país. Pelo contrato, no valor de cerca de R$ 750 milhões, a Estação Juan Diaz vai duplicar sua capacidade de operação, possibilitando o tratamento de 475 mil m3 de efluentes domésticos por dia.

Programa “limpeza da cidade e da Baía do Panamá”

A expansão da planta faz parte do programa “limpeza da cidade e da Baía do Panamá”, iniciado pelo Ministério da Saúde em 2001 com o objetivo de preservar  o meio ambiente e atender as necessidades de uma população urbana que cresce 2% ao ano.

Quando a ampliação estiver concluída, a estação poderá tratar águas residuais de até 2 milhões pessoas. Equipada com uma linha de tratamento de água e uma linha de tratamento de lodo (digestão anaeróbica e desidratação), a Estação Juan Diaz vai devolver a água tratada à Baía do Panamá, em plena conformidade com as normas nacionais.

A estação de tratamento será mais autossuficiente em energia graças às novas tecnologias propostas pela SUEZ (Clarificators SLG, DigelisTM Simplex, DigelisTM Turbo and DrainisTM Turbo), permitindo transformar o lodo resultante do tratamento dos efluentes em biogás, uma energia renovável.

“Estamos orgulhosos de apoiar a Cidade do Panamá no desenvolvimento de uma política hídrica responsável,” diz Ana Giros, diretora da Unidade de Negócios América Latina da SUEZ. “Nossa expertise em tratamento de água vai contribuir na preservação dos recursos naturais e da atratividade da região.”

Presente no Panamá desde 2009, a SUEZ opera e faz a manutenção de todo o sistema de esgotamento sanitário da capital. Em 2016, o Grupo assinou um contrato para construir uma nova rede de esgotos em Cuidad David, no Oeste do Panamá. Como o novo contrato, a SUEZ passa a prestar serviços de água e esgoto a 1,2 milhão de pessoas na América Central e Caribe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: