NOTÍCIAS

Primeiro-Ministro do Vietnã Emite Diretriz de Água Limpa

Enquanto o país luta contra a escassez de água, a contaminação chama a atenção para as mortes por câncer e outros problemas de saúde

 

agua

 

O Vietnã enfrenta uma pressão crescente sobre os recursos de água doce devido à seca, intrusão salina e grandes projetos hidrelétricos a montante. As mortes por câncer estão sendo associadas à contaminação da água, e o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, respondeu com uma diretiva para fortalecer a gestão da produção e do comércio de água limpa e garantir água potável segura e confiável.

A Associação Internacional de Recursos Hídricos coloca o Vietnã entre um grupo de nações que enfrentam escassez de água, destacando o baixo consumo médio de água por pessoa de 3.840 m³ (a média mundial é de 4.000 m³). De acordo com o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente do Vietnã, o uso doméstico de água deve diminuir pela metade até 2025. Dados do Ministério do Meio Ambiente e Saúde mostram que 9.000 cidadãos vietnamitas morrem a cada ano devido ao saneamento deficiente e degradada qualidade da água e aproximadamente 200.000 vietnamitas têm câncer associado à contaminação da água.

Insegurança “Impressionante” da Água

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Vietnã um país com níveis impressionantes de insegurança hídrica, principalmente no campo. Um estudo da OMS citou a falta de acesso a água potável e saneamento como a razão de 44% das crianças vietnamitas sofrerem de infecções por vermes. E aproximadamente 21% dos cidadãos vietnamitas devem beber água contaminada com arsênico.

O relatório também culpa o crescimento populacional, a falta de educação pública sobre saneamento e higiene, políticas ineficazes e cooperação inadequada entre agências.

Independentemente dos esforços ambientais contínuos do Vietnã, a contaminação de efluentes industriais e domésticos é comum dentro e ao redor de grandes cidades, como Hanói e Ho Chi Minh. Além disso, 100% das amostras de efluentes coletadas em um estudo recente de áreas industriais excederam os padrões permitidos. As agências de pesquisa também preveem que a contaminação do solo aumentará em 200-300% em 2020.


LEIA TAMBÉM: BRASIL ENFRENTA UMA CRISE DE ÁGUA DEVIDO A PROPAGAÇÃO DO COVID-19


Geralmente, os efluentes nas cidades vietnamitas são descartados sem tratamento em sistemas de esgoto e rios comuns, portanto, as seções centrais e a jusante das bacias hidrográficas foram contaminadas. Um estudo recente culpa vários fatores, incluindo:

  • Quadros jurídicos e políticos inadequados para a proteção do meio ambiente
  • Falta de autoridade adequada dos órgãos ambientais
  • Priorização do ganho econômico de curto prazo sobre a segurança hídrica de longo prazo

Outro estudo do governo descobriu água potável perigosamente contaminada em 37 “vilas com câncer”, no Norte e centro do Vietnã, onde água contaminada é suspeita de causar 1.136 mortes por câncer nas últimas duas décadas, com centenas mais próximas. Os pesquisadores encontraram altas concentrações de bactérias e uma série de produtos químicos e contaminantes, como benzeno, arsênico, ferro, alumínio e o metal pesado cádmio no solo e nas águas subterrâneas.

Tomar Medidas Para Obter Água Limpa

Em agosto, o Primeiro-Ministro Nguyen Xuan Phuc respondeu às questões da Diretiva 34/CT-TTg, que poderia ajudar a nação a progredir na gestão de seus recursos hídricos. A diretiva exige um monitoramento rigoroso e ininterrupto das fontes de água, da infraestrutura de produção de água e da produção de água limpa.

O primeiro-ministro também pediu que os órgãos, ministérios e partes interessadas concluíssem a construção de estruturas legais, instituindo novos modelos operacionais e explorando novas tecnologias.

Por exemplo, Phuc instruiu o Ministério da Construção a elaborar um projeto de lei de gestão de água potável no próximo ano e desenvolver um projeto de gestão de água público-privada que oferece oportunidades de investimento no setor de água para empresas, em parte para quebrar certos monopólios regionais de abastecimento de água.

Também encarregou o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de supervisionar o fornecimento de água potável rural e a segurança de represas e reservatórios, e o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente, para revisar o progresso em um decreto para o corredor de proteção de recursos hídricos. O Ministério do Meio Ambiente foi incumbido de colaborar com outros ministérios e órgãos para intensificar as inspeções e fiscalização, e o intercâmbio de dados entre ministérios, órgãos e empresas terá início.

O Vietnã parece estar pronto para uma nova era na gestão da água e, portanto, se beneficiará de novas tecnologias e modelos de tratamento de água, como fizeram outras economias em crescimento no Sudeste Asiático.

Entre em contato com a Fluence para obter informações sobre tecnologias e soluções sustentáveis ​​para te ajudar a assumir o controle de seu futuro hídrico.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO DE SP ASSINA CONTRATO DE CONCESSÃO DA USINA SÃO PAULO, NO RIO PINHEIROS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA INDÚSTRIA DE CERVEJAS E BEBIDAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS